Bem vindo a um museu virtual que vai muito além das letras.

O que é o Landsknecht
A espada é, indiscutivelmente, um dos itens mais icônicos já produzidos pela humanidade.
Seja nas mãos dos insurretos ou dos opressores, ao redor de quase todo o globo elas transitam pelo campo das lendas e da história factual, sempre com uma situação protagonista quando se trata de combate; o estudo desse item lendário é feito através da análise específica dos modelos renascentistas criados na antiga região da Germânia - então uma amálgama de pequenos Estados - com foco no séc. XVI.
O nome do museu - Landsknecht - refere-se às notáveis companhias de mercenários que marcaram presença em diversos conflitos na Europa continental após o final do século XV; famosos por sua proeminência em combate, suas vestimentas espalhafatosas e por difundir os intrigantes e diversos modelos germânicos de lâminas que surgiram durante o século XVI. O termo em língua portuguesa pode ser lido como Lansquenete ou mesmo Lansquenê.
A palavra "Landsknecht" vem da composição de "Land" (terra, território, pátria) e "Knecht" (servo, súdito), "servo da terra".
Pretendemos, através do estudo de um tempo e espaço delimitados, inspirar o visitante a ter uma visão e uma interpretação mais ampla e menos estigmatizada não só sobre as espadas trabalhadas, mas sobre todo e qualquer objeto de estudo de toda e qualquer época, uma vez que entendemos que toda a produção humana faz parte de nossa base histórica e cultural, seja com mais ou menos influência.