
De onde viemos, para onde vamos

A espada do proeminente guerreiro Pier Donia - Museu Militar Nacional da Holanda. Serviu como base para o surgimento da Zweihänder germânica
O museu virtual foi idealizado por estudantes do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e tenta, através da análise do item icônico da espada e as formas que esta adota, compreender as mudanças que transformaram os campos de batalha europeus no início da Idade Moderna.
Ao fazer a análise destes itens, veremos desde modelos mais ortodoxos até formas que conflitam com a ideia tradicional acerca da espada e que demonstram a engenhosidade e criatividade que as novas condições de combate inspiraram.
Nessa visita, também será possível perceber-se que o processo de criação desses artefatos não é regido por coincidência ou semelhante - sua forma é científica, criando instrumentos de combate cujo desenho é pensado para preencher uma necessidade específica ou permitir uma versatilidade até então inédita.
Além disso, ao longo do caminho, exploraremos a discussão acerca desse item lendário para que, de forma didática, separemos o que é realidade do que é, efetivamente, apenas lenda.
Estamos sujeitos a cometer erros e trabalhamos com recursos limitados, tendo como nossas principais armas nosso ímpeto e conhecimentos que trazemos na bagagem, além da disposição para tentar o que outros museus virtuais não tentam.
Nossas práticas experimentalistas são pautadas com o máximo de fidelidade às fontes acessadas o possível, mas é preciso dizer que é um trabalho onde predominam as dúvidas sobre as certezas.
E o que buscamos???
Essa breve narrativa que desenvolveremos tem por objetivo desmistificar o combate com espadas, mostrando, a partir da análise rápida de dois modelos alemães do século XVI, que tanto o equipamento como o próprio ato de combater são feitos com uma prática científica intensa, que projeta objetivos e obstáculos, que desenvolve métodos.
Também provaremos com dados que afirmações sobre espadas que "pesam dez quilos" e a impossibilidade de se dar frente a um inimigo de porte físico superior são absurdas, e em nada se baseiam na realidade que os documentos nos transmitem.
Como um resumo, buscamos atingir um conhecimento amplo - uma desmistificação ampla - através de uma análise específica, mas nem por isso caricata ou isolada.